Construção Civil
Contabilidade para Construção Civil
Veja quais são os diferenciais da contabilidade para construção civil em relação a outros tipos de contabilidade
A contabilidade para o setor de construção é mais complexa do que para a maioria das empresas devido à natureza da obra, os preços por projeto, os custos operacionais – que mudam com frequência – e muito mais.
As construtoras precisam ser capazes de rastrear e relatar despesas, licitar projetos, gerenciar a folha de pagamento e uma série de outras responsabilidades contábeis.
É por isso que listamos abaixo as principais maneiras que a contabilidade para construção civil difere de outros tipos de contabilidade.
As construtoras trabalham de projeto para projeto, e normalmente gerenciam vários deles ao mesmo tempo. Mas existe um detalhe importante: os projetos não são necessariamente pagos assim que são concluídos.
Pode haver um depósito inicial para começar o trabalho, porém, o projeto geralmente é pago integralmente durante ou no final da entrega. Isso significa que pode levar meses ou anos até que a fatura final seja liquidada.
Por esses motivos, as construtoras podem precisar gerar declarações de lucros e perdas separadas para cada projeto ou período, pensando no cálculo de faturamento e impostos.
Essa é uma responsabilidade importante, que leva em conta diferentes legislações. Nesse caso, contar com profissionais especializados em contabilidade para construtoras é essencial.